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O Que Comer Pré e Pós Treino?

Jefferson      quinta-feira, 13 de setembro de 2018

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 O QUE COMER ANTES E DEPOIS DO TREINO?

Já é sabido através de inúmeras pesquisas que 70% do sucesso de um programa de condicionamento físico está diretamente relacionado com o que se come no seu dia-dia, além de um ajuste perfeito nas refeições pré e pós treino.

                Uma boa alimentação, além de proporcionar um melhor rendimento durante sua sessão de treino, também ajuda na recuperação muscular, evitando assim o Catabolismo ( perda de massa muscular)

Agora a grande dúvida que cerca as pessoas é o que comer antes e depois do treino

 

ALIMENTAÇÃO PRÉ-TREINO

 

Os alimentos mais indicados para comer antes de uma atividade física, são aquele com Baixo Indice Glicêmico. Isso porque, esses Carboidratos liberam açúcar no seu corpo de forma mais lenta, tempo suficiente para seu corpo absorver ao longo da atividade física praticada sem precisar consumir os aminoácidos contidos nos músculos.

A ingestão de proteína também faz parte da refeição pré-treino, pois ela também ajudará a fornecer aminoácidos, responsáveis na sua recuperação muscular. 

Algumas boas opções de PRÉ-TREINO são torradas integrais, pães e massas integras, batata-doce, mandioca, banana com aveia, mamão com granola.

Mas cuidado com as fibras! Apesar de serem importantes, em excesso no pré-treino podem gerar desconforto estomacal e dificultar a digestão.

 

O QUE EVITAR NO PRÉ TREINO?

Fruta no pré-treino pode ser uma opção, mas cuidado com a escolha e com a quantidade consumida.

O consumo elevado de fruta no pré-treino pode fazer com que o seu corpo busque mais carboidrato como fonte de energia. Além do mais, alguns tipos de frutose fermentam no intestino, causando alguns desconfortos intestinais durante o  treino.

Aqui vai algumas frutas que você deve evitar no seu pre-treino:

MAÇÃS, PERAS e UVAS.

Evite o excesso de lactose, pois ela não é bem digerida por algumas pessoas. Dê preferência as proteínas animais, como carnes magras, ovos, atum, ou whey protein ( que normalmente vem com baixa concentração de lactose).

 

QUANTO TEMPO ANTES DEVO ME ALIMENTAR?

 

A orientação de muitos nutricionistas é que a sua refeição pré-treino seja feita pelo menos 30’ antes de se exercitar. Mas o mais recomendado mesmo é que você a faça com 1 hora de antecedência. ​​​​​​​

 

PÓS-TREINO

Depois de finalizado seu treino é hora de recompor suas energias e o mais importante agora é cuidar da sua recuperação muscular.

                 Os principais alimentos que vão ajuda-lo neste processo de recuperação são os alimentos ricos em proteínas, como peixes, frangos, ovos, carne vermelha e a carne de porco. Isso mesmo, carne de porco. Culturalmente no Brasil ela não é muito associada a alimentação saudável, mas isso se dá pela forma de preparo da mesma. Mas a carne de porco é considerada uma carne magra. Dois cortes magros da carne de porco são, a bisteca suína e o filé mignon suíno.

                O consumo de carboidratos após o treino também é importante. Ele vai ajudar a elevar os seus níveis de insulina, hormônio anabólico ao qual vai ajuda-lo na recuperação muscular também. ​​​​​​​

 

SUGESTÕES DE ALIMENTOS 

 

– Antes do exercício :

Sugestão 1: Pão integral com frango desfiado e creme de ricota

Sugestão 2: Banana amassada com canela e aveia

 

 

– Após o exercício:

Sugestão 1 Mandioquinha com uma porção de proteína (frango, peixe, filé mignon suíno grelhado)

Sugestão 2: Omelete ( ovos + tapioca) + suco natural

 **ATENÇÃO**:

Apenas um nutricionista é capacitado para uma prescrição de programa alimentar. Por isso nas sugestões de alimentos não colocamos quantidades, pois as mesmas variam de acordo com objetivos e necessidades de cada pessoa.

 

 

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